O poder da amizade


14/02/2019

Pesquisas revelam: Amigos são ótimos para a saúde

Um grupo de cientistas da Universidade de Dartmouth, nos EUA, estava intrigado com o comportamento de amigos e decidiram fazer um teste com 280 estudantes de graduação.

Eles separam os amigos em grupos e, depois de conectaram máquinas de ressonância na cabeça deles, transmitiram vídeos de comédia, política, música, ciências, etc. Então, veio a conclusão:

Os cérebros das cobaias apresentavam respostas neurais similares aos estímulos. Os padrões eram percebidos em áreas ligadas à emoção, à atenção e ao raciocínio avançado.

Em outras palavras: Só de analisar o seu cérebro, é possível identificar em um grupo quem são seus verdadeiros amigos. Acredita?

1918_Beneficios_Materia_Amizade_1

Agora, os pesquisadores tentam desvendar um outro grande mistério da ciência:

As respostas emocionais são parecidas devido ao tempo de convivência ou, simplesmente, são obras do acaso que conectam pessoas pelo mundo afora?

Nós ainda não temos uma solução para isso. Mas fomos investigar quais benefícios a amizade traz para a saúde do ser humano. Confira:

1 – Diminui o risco de doenças

O nosso corpo fica mais imune a doença quando temos amigos por perto. Isso foi comprovado pela Universidade de Chicago, nos EUA.

A instituição se debruçou em estudos que identificaram baixa imunidade, sono ruim, mais estresse e maior risco de sofrer com complicações ao longo da vida em pessoas solitárias.

Há ainda um outro estudo, publicado no Journal of the American Medical Association (EUA) que revelou a relação entre solidão e o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

 2 – Prolonga a vida

 Quer chegar aos 80, 90, 100 anos esbanjando saúde? Convide seus amigos para um sorvete no fim de semana.

1918_Materia_Beneficios_Amizade_2

A companhia deles aumenta em 50% as chances de você viver mais. E quem disse isso foi a Brigham Young University, nos EUA, que estudou 148 estudantes e comprovou que não ter amigos pode causar danos comparados ao cigarro e alcoolismo.

Pois é, o assunto é sério!

3 – Deixa o coração mais forte

Um estudo de dez anos, da Universidade Columbia, nos EUA, afirmou que a felicidade reduz em 22% as chances de ter infarto ou doenças cardíacas.

Nem precisa pesquisar para saber o quanto as amizades nos deixam alegres!

4 – E muito mais

 Além disso tudo, as amizades nos deixam mais confiantes e otimistas para enfrentar o dia a dia. Elas também são capazes de promover o nosso amadurecimento emocional e senso empático.

Quer fazer o teste?

Convide seus amigos para um passeio no Sorvete Amigo e veja se a reação de cada cérebro será a mesma:

FELICIDADE!


« Voltar